Foto: Divulgação (Exército)
Nesta segunda-feira, foram fiscalizados estabelecimentos em Cruz Alta
O Exército promove, desde esta terça-feira, uma operação em nível nacional para coibir e reprimir o desvio, o armazenamento inadequado e a falta de controle de estoques de armas de fogo e munições. A operação Alta Pressão VII visa intensificar a fiscalização que já é feita pela instituição. Em Santa Maria e região, o trabalho é comandado pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE), por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC). Não há data de encerramento da operação.
Três suspeitos de assassinato em Cruz Alta são presos
Serão verificados estabelecimentos como lojas de armamentos, pedreiras e pessoas com licenças para posse de armas na região. Entre as atribuições do Exército, estão o controle de estoques, segurança e questões legais dos estabelecimentos de venda. Outro ponto é a fiscalização do armazenamento do material explosivo em pedreiras e, ainda, o cumprimento das normas de acondicionamento e deslocamento de armas de atiradores. Em Santa Maria, o maior público é de atiradores e colecionadores.
A operação pretende impactar na segurança pública, especialmente no controle do desvio de explosivos de pedreiras para ataques em agências bancárias. Se houver irregularidades não justificadas, os responsáveis serão investigados pelos órgãos policiais.